Parte I
O homem nos tempos antigos utilizava pedras e gravetos para contar seus animais. E também utilizou muito os dedos para fazer contagem de objetos. A história do computador tem seu início a muito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que dessa maneira não dava mais para fazer cálculos.
Sabe-se que o primeiro aparelho de calcular foi o ábaco. Utilizado no oriente médio a mais de dois mil e quinhentos anos atrás. Muito simples formado por uma placa de argila onde se representava algarismos que auxiliavam nos cálculos, era constituído por uma moldura retangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes.
Mas o homem desde aquela época sempre quis trabalhar mais e com menos esforço, para isso criou a máquina.
O próximo passo na história dos computadores ocorreu pelo ano de 1642 quando um francês de 18 anos de nome Blase Pascal, inventou a primeira máquina de somar, que levou o nome de PASCALINA, em sua homenagem. Executava operações aritméticas quando se giravam discos interligadas, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas.
Por volta de 1671 na Alemanha, Gottfried Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina, que efetuava cálculos de multiplicação e divisão, e qual se tornou a antecessora direta das calculadoras manuais.
Em 1802 - na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatizá-las.
No início início do século XIX, mais especificamente em 1822, foi desenvolvido por um cientista inglês chamado Charles Babbage uma máquina diferencial que permitia cálculos como funções trigonométricas e logaritmas, utilizando os cartões de Jacquard.
Já em 1834, desenvolveu uma máquina analítica capaz de executar as quatro operações (somar, dividir, subtrair, multiplicar), armazenar dados em uma memória (de até 1.000 números de 50 dígitos) e imprimir resultados.
Porém, sua máquina só pode ser concluída anos após a sua morte, tornando-se a base para a estrutura dos computadores atuais, fazendo com que Charles Babbage fosse considerado como o "Pai do Computador".
Já no ano de 1890, época do censo dos EUA, Hermann Hollerith percebeu que só conseguiria terminar de apurar os dados do censo quando já seria o tempo de se efetuar novo censo (1900). Então aperfeiçoou os cartões perfurados (aqueles utilizados por Jacquard) e inventou máquinas para manipulá-los, conseguindo com isso obter os resultados em tempo recorde, isto é, 3 anos depois.
Postar um comentário